Postagens populares

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vida Material X Vida Espiritual

Vida Material x Vida Espiritual



De saída, a observação da experiência de Jesus nos ensina uma lição maravilhosa, que infelizmente, não tem sido vivenciada em nosso meio e mesmo involuntariamente, tem sido deixada de lado: Vida Material não é antônimo de Vida Espiritual. É impossível separar vida material e vida espiritual.
A experiência de Jesus e o testemunho bíblico mais amplo nos ensinam que o homem é um ser integral. Todas as milagrosas curas de Jesus no corpo físico, foram acompanhadas de reflexos instantâneos na vida material, é óbvio, alguém que era cego ou paralítico, curado agora vai poder lutar pela vida e pelas em igualdades de condições com outras pessoas e de ressonância imediata na vida espiritual.
Frases como "vai e não peques mais", "a tua fé te salvou", "perdoados estão os teus pecados", e tantas outras mostram que para o Mestre Jesus não valiam as distinções tão comuns em nosso meio entre Vida Material e Vida Espiritual. (Jo. 5:14 / Mar. 5:34; 10:52 / Mat. 9:5).
Jesus nos ensina com essas atitudes que:


  • Não dá para louvar a Deus cantando num grupo de louvor no final de semana e no decorrer da semana na escola ficar colando ou dando mau testemunho, bagunçando a aula, se envolvendo em vícios;
  • Não é possível estar em comunhão com Deus no Domingo e no decorrer da semana no trânsito se transformar no "boca suja", brigão, mal humorado ou no trabalho, irresponsável com o horário, com os compromissos assumidos, não cumprindo os contratos ajustados, ou no comércio, roubando na balança, cobrando acima do devido ou oferecendo produtos em desacordo com as normas de higiene ou sonegando descaradamente, ou descendo do ônibus sem pagar, colocando objetos ou produtos na bolsa dentro do supermercado.
  • Não é possível ofertar a Deus e ser aceito se a sua vida é um escândalo, se você está brigado com seu irmão, se não existe amor em sua vida (Mt. 5:23-24).ocê está brigado com seu irmão, se não existe amor em sua vida (Mt. 5:23-24).


A primeira lição de Jesus nesse particular é que não existe essa divisão: Vida Material x Vida Espiritual. A vida material deve ser uma extensão da vida espiritual ou como queiram um reflexo da vida espiritual. O ser humano é um ser integral e o evangelho uma mensagem integral que alcança o homem por completo.
Não é por acaso que Jesus se valia de exemplos da vida prática/material, através das parábolas para comunicar ensinos espirituais.

A Vida Material depende de Deus




  • Não havendo distinção entre vida material e vida espiritual, podemos afirmar que todos os aspectos materiais de nossa vida dependem de Deus. Ou dizendo de outra forma, a vida material depende da maneira como você se relaciona com Deus. Vida Material que traz felicidade só é possível quando Jesus está presente.
  • A felicidade ou o bem estar permanente não depende da vida material ou daquilo que nós possuímos ou fazemos, mas da presença de Deus e da sua participação nessa vida.
Assim quanto à vida material podemos encontrar em Jesus algumas lições maravilhosas, entre outras:
  • A busca de Deus deve preceder qualquer outra demanda (Mt. 6:33).
  • Nenhum bem ou nem a somatória de todos os bens são mais valiosos do que Deus (Mt. 16:26).
  • Todos os bens materiais são passageiros (Mt. 6:20 / Luc. 12:16-21).

2 comentários:

  1. Realmente vida espiritual e material não se separam! Até porque as bençãos materiais são precedidas das bençãos espirituais! Muiiiiitoo bom esse post! Espero que continue sempre falando a respeito desses assuntos que atraem os Jovens como eu rsrs
    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir