Postagens populares

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Propósito de Deus em nossos Relacionamentos


É da natureza humana a necessidade de relacionamentos com outros seres humanos. A Bíblia mostra que na Criação, Adão tinha suas necessidades físicas supridas com alimento e as necessidades espirituais supridas por Deus.
Contudo, ele precisava estabelecer contato com outro ser humano para suprir suas necessidades sentimentais e intelectuais. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;". Assim Deus criou Eva e esse foi o primeiro relacionamento entre seres humanos.
A bíblia não nos esconde que conflitos surgiram neste primeiro relacionamento. Ao comerem da arvore da ciência do bem e do mal e pecarem, Adão acusou Eva e esta, acusou a serpente. É interessante percebermos que depois do pecado surgiram conflitos que marcam, atrapalham e até destroem relacionamentos até hoje.
Não devemos nos deixar abalar pelos conflitos; devemos enxergar os propósitos de Deus seguindo o exemplo de Jesus Cristo, pois ele soube se relacionar de uma maneira incrível quando viveu nesta terra.
"Melhor é serem dois do quem um... porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estive só; pois, caindo, não haverá outro que o levante." (Ecl. 4: 9-10)
Afinal, como estão os seus relacionamentos? Maravilhosos? Cheios de conflito? Ou você nem liga pra isso? Saiba que colocar Deus nos seus relacionamentos é de suma importância. Nos relacionamos com muitas pessoas, mas os conflitos surgem nos contatos mais próximos: pais e filhos, amigos, irmãos, namorados... aí é que entram alguns princípios da palavra de Deus para mantermos a harmonia:
1°: Devemos reconhecer que precisamos uns dos outros: "O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós." (I Cor. 12:21) - Assim, não podemos achar que somos auto-suficientes. Precisamos uns dos outros, pois fomos chamados pra abençoar, aconselhar e cooperar uns com os outros.
2°: Devemos amar as pessoas com o amor de Cristo: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (I Pe. 1:22) - Cada pessoa tem seu temperamento, sua personalidade, seus valores, entretanto devemos lidar com as diferenças e o principal elemento para lidar com as tais é o amor.
3°: A oração: "Orai sem cessar." (I Te. 5.17) - Geralmente quando estamos com nossos relacionamentos abalados, corremos para o Senhor e dizemos: "Deeeuuss muda minha mãe!", "Senhor, aquele irmão tá me perseguindo...", "Senhor, olha aquele chato...". É impressionante como é fácil julgar a atitude dos outros. Antes de orar pedindo pra que Deus transforme os outros, devemos pedir pra que Ele nos mude primeiro. Comece a orar pedindo a Deus que você seja uma pessoa melhor, um irmão (ã) melhor, um filho (a) melhor, um namorado (a) melhor... em fim, alguém que tenha o mesmo amor e humildade de Jesus. Ore sim pelas pessoas que te cercam, "Não há nada que nos faça amar tanto uma pessoa quanto orar por ela", entretanto a mudança deve começar em você.
Que você possa entender que Deus te chamou pra se relacionar e ser um abençoador, alguém que quer servir e não ser servido. Devemos tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem. Se você está em dúvida sobre como agir com as pessoas, siga o exemplo de Jesus Cristo. Ele soube ser um bom filho, um bom amigo, um bom cidadão e Ele é o maior referencial a ser seguido, imite-o e certamente você vencerá os conflitos que surgirem na sua trajetória!